quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA - TRANSITANDO DO PRAZER EM COMER, PARA O PRAZER EM SER -


Os passeios à feira permitem admirar as cores, formatos, texturas, aromas, que saltam dos alimentos ofertados e trazem uma vontade de conhecer um pouquinho mais, de cativar, explorar, misturar, transformar, brincar! Sim, brincar com o alimento!

Eu cresci escutando "Para de brincar com a comida e come tudo!", "Com comida não se brinca!", e eu seguia aquela ordem, calada, engolindo a comida, a vontade de brincar, de descobrir, de me alimentar integralmente. Uma crença se desenvolvia ligando o alimento a sua ingestão e vinculando o prazer a este processo. Então se estabelecia a crença: "O prazer em comer está restrito ao que entra pela boca."

Hoje transformei essas palavras reconhecendo no alimento uma inesgotável fonte de prazer, um  prazer que vem além de sua ingestão, um prazer ligado ao sentir, um prazer sem fim! 

Quando me abro para sentir o alimento começo a perceber que este me nutre além de sua ingestão. Assim falando parece que é improvável, porém experimentando tudo se torna mais concreto, então sugiro uma pequena pausa para uma explosão de prazeres por vezes desconhecidos.

1- Separe algumas uvas
2- Coloque uma música inspiradora
3- Respire, inspirando e expirando
4- Relaxe
5- Pegue uma uva e comece a reconhecê-la 
6- Sinta sua textura, seu aroma, sua temperatura, vá explorando sem medo
7- Entregue-se para experimentar, ousar
8- Quando achar que já aproveitou bastante, deguste-a
9- Sinta seu néctar, sua viscosidade, as explosões de sabor que acontecem 
10- Integre-se ao alimento, ao todo, à tudo

Essa pequena experiência provoca um gostinho de quero mais e amplia a percepção do prazer que o alimento traz. Eu posso ter prazer em tocar  e ser tocada, em cheirar e ser cheirada, em ouvir e ser ouvida, em assimilar e ser assimilada. 

É um prazer que se estende por quanto tempo eu quiser, eu determino quando começa e quando termina, eu assumo o poder de Ser. O prazer não está mais vinculado ao que entra pela boca, mas ao que Sou!!!

Texto escrito para o Spa Artêmis

Nenhum comentário:

Postar um comentário