quarta-feira, 6 de março de 2013

O PODER DA ESCOLHA - Pão Integral com Cereais

A vida é cheia de escolhas, a todo momento novas possibilidades se apresentam, caminhos diferentes são expostos, propostas são feitas, cores e formas surgem,... a dúvida é gerada.




Ou Isto ou Aquilo 
Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Essa poesia de Cecília Meireles mostra de forma simples como as escolhas estão presentes nos menores acontecimentos, como somos chamados à responsabilidade da vida. 

A  dúvida possibilita a maestria da escolha e a todo instante passo a ser dona de minha própria vida, sendo chamada a optar pelo rumo a seguir, simplesmente intuindo e confiando estar fazendo o melhor para mim.

Quando estou na cozinha as escolhas surgem sem parar, o que, quanto, pra que,... Meu foco segue para o bem estar que desejo para mim, o cuidado do qual me vejo merecedora, o carinho que tenho para compartilhar,... 

Assim vou montando o meu cardápio, cheio de sabor, nutrientes e amor!!!

Hoje deixo a receita da minha filha roots, Verena Koch, de um pão integral repleto de grãos e sabor, a escolha dos grãos é toda sua!!!


Pão Integral de Cereais

Ingredientes

Esponja
1 xícara de água morna
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
10g de fermento para pão seco
1 xícara de farinha de trigo

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de sal
1/2 xícara de linhaça
1 xícara de flocos de aveia
1/2 xícara de castanha do pará
1 xícara de óleo

Modo de fazer

Esponja
Misture todos ingredientes e deixe descansar por 15 minutos

Massa
Misture todos ingredientes da massa e acrescente + 2 xícaras de água, a esponja, + 1 xícara de farinha integral
Misture até incorporar todos ingredientes
Deixar crescer por 30 minutos
Colocar em forma untada e deixar crescer por 15 minutos
Levar para assar


Eu usei linhaça, gergelim, semente de girassol e avelã, minhas escolhas de hoje, amanhã tudo pode ser diferente!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário