quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SER CRIANÇA É BOM!!! - Panquecas de Espinafre com Molho de Tomates e Azeitona

Outro dia fui presenteada com a oportunidade de um reencontro com meus amigos de infância. Foi algo além do encantado, nas minhas viagens internas e externas, continuava a ver vários deles com cara de criança. 

Parece estranho mas aqueles rostinhos travessos, risonhos, arteiros, doces, inocentes,... do tempo da escola, persistiam em se mostrar nos homens e mulheres presentes. Muitas lembranças e riso farto permearam o encontro.

A poesia que tinha que ser declamada, a clausura invadida, as professoras queridas e as não tão queridas, a bomba ativada, os bailinhos de garagem, dança da vassoura,  amores platônicos, confissões padronizadas, talentos despertos, brigas, broncas, reinações, realizações, pura vida implodindo em cada recuerdo.

Olhos brilhantes, sorriso estampado no rosto, uma delícia recordar! Tantas lembranças ativaram outras, e uma música surgiu:

Um dia uma criança me parou
Padre Zezinho

Um dia uma criança me parou,
olhou-me nos meus olhos a sorrir.
Caneta e papel na sua mão,
tarefa escolar a cumprir.
E perguntou no meio de um sorriso
o que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
pensar como Jesus pensou,
viver com Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
sorrir como Jesus sorria
E ao chegar o fim do dia
eu sei que eu dormiria muito mais feliz.
Ouvindo o que eu falei ela me olhou e
disse que era lindo o que eu falei. Pediu
que repetisse, por favor, que não falasse
tudo de uma vez. E perguntou no meio
de um sorriso o que é preciso para ser
feliz.
Depois que eu terminei de repetir, seus
olhos não saiam do papel. Toquei no seu
rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir
fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado
e ao meu lado foi dizendo assim.

Lembro de tê-la cantado várias vezes, mas nunca tinha me dado conta de como poderia vivê-la, a minha criança não era feliz, tinha várias marcas que mantinha caladas, lacradas. 

Hoje livre de máculas, com a criança desperta e sorridente busco integrar o conhecimento semeado na canção. Amar, amar, amar, amar, amar, amarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Correndo pra cozinha, saudando minha criança brincante, fiz panquecas de espinafre, com molho de tomates com azeitona. A brincadeira acontecia em cada panqueca que voava e girava, dançando no ar!


Panquecas de Espinafre com Molho de Tomates e Azeitona

Massa

1/2 xícara de farinha
1 ovo
1 xícara de água
1 pitada de sal 

Bater tudo no liquidificador e brincar com as panquecas, fazendo-as voar na panquequeira em fogo moderado
Reservar

Recheio

3 xícaras de espinafre escaldado
200g de ricota
pimenta da jamaica
sal
azeite extra virgem

Amasse a ricota com o garfo e misture o espinafre, temperando com a pimenta, o sal e o azeite
Recheie a massa resevada, fazendo rolinhos
Coloque em forma refratária e reserve

Molho

3 tomates maduros, sem semente, cortados em cubos
1 xícara de azeitonas pretas em rodelas
1/2 cebola picada em cubos
1 dente de alho esmagado
azeite extra virgem
sal

Refogue a cebola e o alho no azeite
Junte a azeitona e o tomate
Ajuste o sal
Retire do fogo ainda com os tomates tenros
Cubra as panquecas e leve ao forno


 Acrescentei lascas de castanha do para salgadas ao montar o prato, que servi acompanhado de salada de alface com molho de iogurte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário