segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CALDEIRÕES E PÓ DE PIRLIMPIM - Polenta Cremosa com Cogumelos


Acho que chegou a hora da transformação, aliás como poderia falar de cozinha sem falar em transformação?

Toda vez que entro na cozinha é pra transformar, fruta em suco, verdura em salada, farinha em pão,...

Hoje sei que esse  processo vai um pouquinho além, a cada momento tomo consciência de que também estou no mesmo caldo, que a mudança vai além de mim. Tudo fica muito mais emocionante, empolgante!

Como assim?

Você já imaginou que aquela velha história de feiticeiras com seus caldeirões poderia ser verdade? Já sei que ta me estranhando, não vou ligar, só vou me explicar.

Pense comigo: Pego uma laranja, espremo, junto morangos a este suco, bato tudo junto. Agora tenho um suco laranja avermelhado com tons cítricos, textura aveludada, aroma refrescante.

Dá pra perceber que tinha um desejo, e fiz com que ele se tornasse realidade? Quando estou manipulando um alimento e propondo que ele tome a forma que eu quero, e assim acontece, posso falar que realizei um feitiço, um encanto, que a magia aconteceu!

Virei bruxa, ou melhor assumi a bruxa que sempre fui!!!

Tanta conversa só pra fazer acreditar que todos temos o poder que acreditamos ter. Na próxima postagem vou falar uma pouco mais deste poder.

Enquanto isso que tal transformar fubá em polenta???



Polenta Cremosa com Cogumelos

Ingredientes

Polenta

3 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola cortada em cubinhos
1 copo de caldo de legumes morno
100 gramas de fubá
120 gramas de parmesão ralado

Cogumelos

2 colheres de sopa de azeite
200 gramas de cogumelos variados cortados finamente
1/2 limão
Sal e pimenta branca moída a gosto

Montagem

1 fio de azeite
Cebolinha
50 gramas de amêndoas laminadas

Modo de preparo

Polenta

Em uma panela, derreta a manteiga e frite a cebola até que fique transparente. Junte metade do caldo e quando começar a ferver, acrescente a polenta lentamente mexendo sempre com o auxílio de um batedor.
Abaixe o fogo e coloque o restante do caldo aos poucos, até que engrosse e fique cremoso. Finalize com o parmesão e reserve.

Cogumelos



Aqueça uma frigideira, coloque o azeite e, em fogo alto, salteie os cogumelos.
Esprema o suco do limão para que forme um caldinho.
Acerte sal e pimenta branca moida e reserve.

Montagem

Despeje a polenta em pequenas vasilhas fundas de porcelana, regue com o azeite, cubra com os cogumelos e uma nova porção de polenta
Finalize com as amêndoas e cebolinha
Sirva imediatamente

Usei funghi porcini, sou apaixonada por eles, então aproveitei a água de sua hidratação para fazer a polenta. Vou deixar você com a boca cheia de vontade de provar, ficouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummm...

Essa receita veio de uma amiga pra lá de querida, e tem sabor de muito amor, carinho, verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário