segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SABORES DA ALMA - Taça Bicolor

Neste final de semana estive em Nazaré Paulista, na Uniluz, esse lugar é muito especial, vale a pena uma visita, www.nazareuniluz.org.br, dando a vivência Sabores da Alma. Pude vivenciar a delícia de fazer o que gosto, ou melhor, de ter a certeza de que amo o que faço.




Uma relação de confiança com os participantes foi estabelecida de modo natural e proporcionou a entrega para algumas experiências. Uma força especial permeava o espaço fazendo com que tudo fluísse com leveza, alegria, descontração, amor.


 

A vivência não se ateve ao simples ato de cozinhar, à receitas já prontas. Sabe quando tudo é muito mais, pois é fica até difícil de explicar, vou tentar!

O ato de cozinhar não é visto como um passo a passo a ser seguido, sua importância é realçada partindo da responsabilidade que ele traz. Você vai dizer pra mim: "Responsabilidade, porque?", e eu vou tentar dividir com você o meu saber.

Quando estou cozinhando, estou transformando o alimento, assim como ele também gera um processo de transformação em mim, e por consequência também vai transformar aquele que dele se alimentar. O que tudo isso tem haver?

Se estou mexendo minha panela com mau humor, brigando comigo, como você acha que essa comida vai sair? Vou contar o que aconteceu com uma amiga minha: Ela perguntou pra mim porque seu bolo não crescia, e ao mesmo tempo contou que naquele dia tinha comprado ingredientes novos, seguido a receita a risca e quando colocou o bolo no forno, com a mão na cintura disse pra ele: "Quero ver você não crescer!"

Acho que nem preciso dizer que o bolo não cresceu! Ela encarou a atitude de fazer um bolo como um desafio e também usou o poder da palavra contra ela mesma, o bolo atendeu seu desejo, não cresceu. Depois veio perguntar pra mim se tinha algum segredo pra fazer bolo.


Sim, tem segredo sim!
O segredo é fazer com amor.

Se deixar fico aqui falando sem parar, outro dia conto um pouco mais da vivência.



Vou deixar uma receitinha pra quem quiser provar e distribuir um pouquinho de amor.



Taça Bicolor

Ingredientes

3 bananas nanicas
Suco de um limão
2 colheres de sopa de linhaça em grão
canela em pó
1 manga
Coco fresco ralado para enfeitar

Modo de Fazer

Bater as bananas com o limão, a linhaça e a canela em pó no liqudificador, até obter uma pasta cremosa.
Reservar
Bater a manga, juntando "pouca" água para facilitar o processo, até ficar cremosa.
Montar as taças alternando o creme de banana com o creme de manga.
Enfeitar com coco.

Esse é um doce "vivo", não vai ao fogo e preserva a estrutura vital do alimento. Tem um grande poder nutricional e energético. Não leva açúcar e mata a vontade de doce. Vale a pena experimentar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário