quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Poderosos Dathus

DATHUS SAUDÁVEIS DETERMINAM A LONGEVIDADE

Dathus são os "componentes primários", as principais substâncias que não são eliminadas do corpo (exceção feita às secreções reprodutivas). São conhecidos como tecidos, os quais estão em permanente desenvolvimento ao longo da vida, e correspondem ao local de manifestação física das doenças, causadas pelos desequilíbrios constitucionais de cada dosha, portanto sua manutenção adequada é essencial para a saúde e longevidade.

São sete os tecidos do corpo:
1- Plasma/ Rasa
2- Sangue/ Rakta
3- Músculo/ Mamsa
4- Gordura/ Meda
5- Ossos/ Asthi
6- Tecido Nervoso/ Majja
7- Tecido Reprodutivo/ Shukra

Processo de Formação dos Tecidos

Os alimentos e a água são metabolizados no sistema digestivo, sendo transformados pelo agni (fogo digestivo) em nutrientes. Estes nutrientes vão para o coração, que libera plasma para todo o corpo. Parte da energia do plasma é transformada em Sangue/Rakta. Parte da energia de Rakta/Sangue é transformada em Músculo/Mamsa. Parte da energia de Mamsa/Músculo vira Gordura/Meda. Parte da energia de Meda/Gordura é transformada em Ossos/Asthi. Parte da energia de Asthi/Ossos é convertida emTecido Nervoso/Majja. Parte de Majja/Tecido Nervoso é transformada no Tecido Reprodutivo/Shukra. O cumê do processo reprodutivo é alcançado quando parte da energia de Shukra/Tecido Reprodutivo é convertida em OJAS (vitalidade). Este ciclo dura em média 35dias.
O processo de transformação, de uma parte do tecido gerando outro tecido, é promovido pelo agni/metabolismo. Sendo Kalas o local onde ocorre este metabolismo, onde está localizado o agni do tecido. Desta forma quando existe deficiência de metabolismo de um tecido, o tecido subsequente se torna comprometido no seu desenvolvimento.
Quando falamos de dathus também temos que pensar em Upa Dathus e Malas Dathus. Upa Dathus são tecidos acessórios, ou seja, são tecidos secundários vinculados a um tecido inicial, originados das secreções específicas de cada tecido. Ex: Sangue menstrual é Upa Dathus de Rasa. Malas Dathus correspondem as excreções geradas no processo metabólico de cada tecido. Cada dosha tem suas excreções específicas.
Kapha- muco
Pitta- bile
Vatta- flatulência




Nenhum comentário:

Postar um comentário