domingo, 13 de junho de 2010

Entendendo Ayurveda - 29/05

Ayurveda é uma ciência milenar indiana, estudada no Brasil como uma filosofia, que trata de temas relacionados ao autoconhecimento, bem estar, desnvolvimento da saúde e da harmonia mente-corpo através de hábitos saudáveis, recursos naturais, técnicas corporais, massagens, yoga e meditação.
A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: Ayur - saúde, vida, é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma e Veda - conhecimento revelado pelo plano espiritual. Os principais textos base desta ciência são o Caraka Samhita (escola clínica médica), Susrata Samhita (escola de cirurgia) e astanga Hrdayan (centro dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata).
A literatura ayurvédica baseia-se na filosofia da criação segundo o sistema Sankhya Karika, que significa o conhecimento da verdade e explica como acontece a criação. Neste sistema o universo é dual, sendo formado por um aspecto espiritual - Purusha - no qual está a consciência do universo, e por um aspecto material - Prakriti - em que se encontra a forma, de caráter transitório e mutável.
Purusha não tem vontade, não tem ação, nem escolha, "Purusha é", é um potencial do que pode vir a ser.
Prakriti é energia é ação, Prakriti gera. É formada pelas trigunas, gunas de funcionamento da mente: Sattva (equilíbrio), Rajas (atividade) e Tamas (letargia/inércia).
As trigunas atuam nos planos mental e espiritual, fornecem a base para a diferenciação comportamental de cada indivíduo, criando formas particulares de ver o mundo peculiares a cada ser.
Purusha provoca o excitamento em Prakriti que gera o universo, sendo Mahat sua primeira criação. Mahat diz respeito as leis, inteligência intrínseca a tudo que existe, tudo tem uma ordem. Ex: Leis da natureza, estações do ano...
A segunda criação de Prakriti é Budhi, corresponde a mesma inteligência que rege o universo dentro do indivíduo, busca estar em harmonia com o universo. É a faculdade do julgamento/ discernimento, onde há a vontade consciente. Em Budhi temos a predominância de Satva.
A terceira criação de Prakriti é Ahamkara, onde desnvolve o ego, o senso do eu. Ahamkara nos identifica com nossas funcionalidades, mas também nos traz a sensação de separação, de sofrimento, de alienação. É a entidade viva que se apodera das experiências vividas. Em Ahamkara temos a predominância de Rajas, o eu criador.
Ahamkara manifesta-se através das Indriyas, órgãos de percepção da ação, ferramentas para perceber e agir no mundo. As Indryas podem ser externas, Jnanendriyas, ou internas, Karmendriyas. As Jnanendriyas são responsáveis pela percepção do mundo, correspondem aos cinco sentidos, audição, visão, olfato, tato e paladar. Através dos sentidos o indivíduo adquire conhecimento. Em Jnanendriyas temos o aspecto sattva de Ahamkara.
As Karmendriyas resultam da contrapartida interna da mente, provocada pelos órgãos dos sentidos, ou seja, são as 5 faculdades da ação: locomoção, apreensão, reprodução, excreção e comunicação, as quais estão relacionadas aos órgãos de ação: pernas, mãos, órgão urino-genital, ânus e aparelho vocal.
Mahat juntamente com Ahamkara geram Tanmatra, que é a parte mais sutil do elemento: som, toque, forma/cor, sabor e odor. A evolução a partir do aspecto tamas de Ahamkara gera os cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra, denominados Pancha Mahabutthas, esse é o aspecto revelado do universo fisico. É a matéria prima de tudo que pode ser criado, desde o mais concreto até o mais sutil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário